Como aumentar minhas chances de engravidar?

A infertilidade ocorre quando um casal não consegue engravidar (conceber), apesar de ter relações sexuais regulares sem proteção.

Cerca de 1 em 7 casais podem ter dificuldade em engravidar.

Cerca de 84% dos casais conceberão naturalmente dentro de um ano se fizerem sexo sem proteção regular (a cada 2 ou 3 dias).

Para casais que estão tentando engravidar há mais de 3 anos sem sucesso, a probabilidade de engravidar naturalmente no próximo ano é de 1 em 4, ou menos.

Conseguindo ajuda

Algumas pessoas engravidam rapidamente, mas para outras pode demorar mais. É uma boa ideia consultar um clínico geral se você não engravidou depois de um ano de tentativas.

Mulheres com 36 anos ou mais, e qualquer pessoa que já saiba que podem ter problemas de fertilidade, devem consultar seu médico mais cedo.

Eles podem verificar as causas comuns de problemas de fertilidade e sugerir tratamentos que podem ajudar.

A infertilidade geralmente só é diagnosticada quando um casal não consegue conceber após um ano de tentativas.

Existem 2 tipos de infertilidade:

  • infertilidade primária – quando alguém que nunca concebeu uma criança no passado tem dificuldade em conceber
  • infertilidade secundária – quando alguém teve 1 ou mais gestações no passado, mas está tendo dificuldade para conceber novamente
    Leia mais sobre como a infertilidade é diagnosticada .

Tratamento da infertilidade

Os tratamentos de fertilidade incluem:

tratamento médico por falta de ovulação regular
procedimentos cirúrgicos, como tratamento para endometriose, reparo das trompas de Falópio ou remoção de cicatrizes (aderências) dentro do útero ou cavidade abdominal
concepção assistida, como inseminação intrauterina (IUI) ou fertilização in vitro
O tratamento oferecido dependerá do que está causando os problemas de fertilidade e do que está disponível no seu grupo clínico local (CCG) .

O tratamento privado também está disponível, mas pode ser caro e não há garantia de que será bem-sucedido.

É importante escolher cuidadosamente uma clínica particular. Você pode pedir conselhos a um médico de família e deve se certificar de escolher uma clínica licenciada pela Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia (HFEA) .

engravidar como aumentar chances

Alguns tratamentos para infertilidade, como a fertilização in vitro, podem causar complicações.

Por exemplo:

  • gravidez múltipla – se mais de 1 embrião for colocado no útero como parte do tratamento de fertilização in vitro, há uma chance maior de ter gêmeos; isso pode não parecer ruim, mas aumenta significativamente o risco de complicações para você e seus bebês
  • gravidez ectópica – o risco de ter uma gravidez ectópica aumenta ligeiramente se você fizer fertilização in vitro

É mais provável que você engravide se você e seu parceiro estiverem com boa saúde.

Uma outra alternativa que tem feito muito sucesso entre os casais que querem engravidar é mam caps esse suplemento tem ajudado muitas pessoas a finalmente conseguirem aumentar sua família.

Fazer algumas mudanças em seu estilo de vida pode aumentar suas chances de engravidar e ter uma gravidez saudável.

Condições médicas como diabetes , asma , obesidade e outros problemas podem afetar sua gravidez.

Mais de 80% dos casais na população em geral conceberão em 1 ano se não usarem métodos anticoncepcionais e fazerem sexo regularmente (a cada 2 ou 3 dias).

Das que não concebem no primeiro ano, cerca de metade o fará no segundo ano.

Peso saudável

Estar acima do peso ou abaixo do peso pode afetar suas chances de engravidar.

Muita ou pouca gordura corporal pode fazer com que você tenha menstruações irregulares ou pare-as completamente, o que pode afetar sua capacidade de engravidar.

Seu peso é saudável se seu índice de massa corporal (IMC) estiver entre 20 e 25.

Mulheres cujo IMC é superior a 30 ou inferior a 19 podem ter problemas para engravidar.

Se o IMC do seu parceiro for superior a 30, a fertilidade dele provavelmente será menor do que o normal.

Leia mais sobre exercícios e como perder peso com segurança .

 

Álcool e fumo

Os diretores médicos do Reino Unido recomendam que se você estiver grávida ou planejando engravidar, a abordagem mais segura é não beber álcool para reduzir os riscos para o seu bebê.

Seu parceiro não deve beber mais do que 14 unidades de álcool por semana, que deve ser distribuído uniformemente ao longo de 3 dias ou mais. Beber álcool em excesso pode afetar a qualidade de seu esperma.

Fumar, incluindo fumo passivo, pode reduzir a fertilidade nas mulheres.

Há também uma ligação entre o fumo e espermatozoides de baixa qualidade, embora o efeito sobre a fertilidade masculina não seja certo. Mas parar de fumar melhorará a saúde geral do seu parceiro.

Não há nenhuma evidência clara de uma ligação entre a cafeína, que é encontrada em bebidas como café, chá e cola, e problemas de fertilidade.

Uma série de drogas prescritas, de venda livre e recreativas interferem na fertilidade masculina e feminina. Fale com o seu médico se estiver preocupado.

 

A melhor hora para engravidar

É mais provável que você engravide se fizer sexo um dia ou mais após a ovulação, quando seus ovários estão liberando um óvulo.

Isso geralmente acontece cerca de 14 dias após o primeiro dia de sua última menstruação .

Um ovo vive cerca de 12 a 24 horas após ser liberado. Para você engravidar, um espermatozóide deve fertilizar o óvulo neste período. O esperma pode viver até 7 dias dentro do seu corpo.

Para ter a melhor chance de sucesso, você deve fazer sexo a cada 2 a 3 dias durante o mês. Você não precisa cronometrar para coincidir com os dias em que ovula.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *